Hora Certa

Click for São Paulo, Brasil Forecast

O que você procura?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Indústria naval do Brasil lança 2º navio em 2010

Em maio, embarcação que transporta até 1 milhão de barris foi ao mar em Pernambuco

Divulgação/Agência Petrobras
Foto por Divulgação/Agência Petrobras

Celso Furtado tem 183 m de comprimento e
foi lançado no Rio de Janeiro


A Transpetro lançou ao mar nesta quinta-feira (24) o primeiro navio construído no Estado do Rio de Janeiro para a Petrobras após 13 anos. A embarcação, que foi à água por meio do Estaleiro Mauá em Niterói, foi batizada de Celso Furtado e servirá para transporte de derivados claros de petróleo. Este é o segundo navio lançado ao mar neste ano - o primeiro foi ao mar em um estaleiro de Pernambuco.

O nome do navio, que tem 183 m de comprimento e capacidade para transportar 48,3 mil toneladas de porte bruto, é uma homenagem a Furtado, que ajudou a fundar a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e contribuiu para o desenvolvimento do país.

A entrega segue o cronograma de lançamentos previsto para este ano, que começou no dia 7 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul (PE), com o lançamento do navio Suezmax João Cândido ao mar. Esta embarcação tem 274 m de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo.

Mais tradicional polo naval do país, o Estado do Rio de Janeiro já conta com 16 navios encomendados pelo Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), com R$ 2,2 bilhões em investimentos. O programa vai criar pelo menos 50 mil empregos no Estado, sendo 10 mil diretos e 40 mil indiretos, informou a Transpetro. Ao todo, 49 embarcações foram encomendadas.

O último encomendado a um estaleiro fluminense pela Petrobras havia sido o Livramento, finalizado em 1997 e que levou dez anos para ser concluído por causa de uma grave crise do setor.

A indústria naval brasileira, que havia sido a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970, praticamente desapareceu nos anos 1980 e 1990.

Hoje, cinco anos após o lançamento do Promef, um dos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o Brasil já possui a quarta maior carteira mundial de encomendas de petroleiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário